Há três anos, o servidor público Edson Vieira da Conceição, 62, não se preocupava com o estilo de vida que levava. Além de ser sedentário, na sua alimentação era comum o consumo de refrigerantes, doces e alimentos gordurosos. Mas tudo isso precisou mudar quando foi diagnosticado com diabetes tipo 2, aos 59 anos de idade. Para controlar a doença que afeta mais de 16 milhões de brasileiros, segundo o Ministério da Saúde, Edson mudou sua alimentação e adotou a prática de atividade física regularmente, além de tomar medicamentos orais duas vezes ao dia.