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Como fazer adesão ao Plano Iasep?

Para aderir ao plano, você precisa comparecer ao Iasep com os originais e cópias dos seguintes documentos: Contracheque do último mês (original e cópia); Carteira de identidade (original e cópia); CPF (original e cópia); Comprovante de residência (original e cópia).

Para saber mais detalhes, acesse: http://www.iasep.pa.gov.br/regras-do-plano. O horário de atendimento presencial é das 8h às 14h.

 

Como incluir dependentes no Plano Iasep?

Para fazer a inclusão de dependentes, é preciso comparecer a qualquer representação do Iasep e apresentar a documentação necessária. Confira a lista de documentos para cada caso (filho/a, cônjuge, companheiro/a, etc.) no item 5 deste link: http://www.iasep.pa.gov.br/regras-do-plano

 

Meu filho completou 18 anos. O que preciso fazer para que ele permaneça no plano?

É necessário comparecer no Iasep para solicitar a permanência do dependente do plano, pois, ao completar 18 anos, ele é automaticamente desligado. A regularização pode ser feita 30 dias antes do aniversário de 18 anos ou até 30 dias depois, lembrando que a partir do aniversário já estará sem cobertura. Após os 30 dias da data da maioridade, será considerado reingresso no plano e o dependente precisará cumprir todos os prazos de carência previstos.

 

Como cancelar o Plano Iasep?

Para cancelar o plano, compareça ao Iasep para fazer o requerimento, apresentando contracheque do último mês; RG e CPF do titular (original e cópia).

OBS: Só é possível solicitar o cancelamento do plano após o mínimo de doze contribuições (doze descontos no contracheque).

 

Posso incluir meu pai/minha mãe como dependentes?

O Iasep não permite mais a inclusão de genitores no plano. Isso foi determinado por uma lei de 2016. Confira no link: https://www.sistemas.pa.gov.br/sisleis/legislacao/2980.

 

Posso incluir meu enteado/minha enteada como dependente?

O Iasep não permite mais a inclusão de enteados no plano. Isso foi determinado por uma lei de 2016. Confira no link: https://www.sistemas.pa.gov.br/sisleis/legislacao/2980.

 

Quanto mudo para a inatividade (reserva ou aposentadoria), posso continuar no plano? 

Quando passa para a inatividade, o servidor pode continuar no plano normalmente, mantendo seus dependentes. Porém é preciso comparecer ao Iasep para formalizar a mudança no sistema. Isso deve ser feito no prazo máximo de 30 dias, para que não haja cancelamento. Após esse prazo, é possível reingressar no plano, porém cumprindo os períodos de carência novamente.

Para regularização, reingresso ou mesmo nova adesão de inativos, é preciso apresentar RG, CPF, comprovante de residência e contracheque do Igeprev.

 

O que devo fazer para atualizar meu cadastro no Iasep quando mudo de vínculo no Estado ou passo a ter só um de dois vínculos?

Quando o segurado muda de vínculo (de um órgão para outro, por exemplo) ou é exonerado de um dos vínculos, é preciso formalizar essa mudança junto ao Iasep, mesmo que já haja desconto no novo contracheque. Isso deve ser feito no prazo de 30 dias para que não haja cancelamento do plano. Após esse prazo, é possível reingressar no plano, porém cumprindo os períodos de carência novamente.

Para fazer a regularização, é preciso apresentar RG, CPF, comprovante de residência atualizado e a portaria de nomeação ou uma declaração do Departamento de Recursos Humanos/Gestão de Pessoas do novo órgão que confirme a mudança do vínculo, ou, ainda, o novo contracheque, se já houver.

 

O Iasep atende Odontologia?

O Iasep não oferece mais atendimento odontológico. Isso foi determinado por uma lei de 2016. Confira no link: https://www.sistemas.pa.gov.br/sisleis/legislacao/2980.

 

Como solicito a Declaração de Gastos com o Iasep / Extrato de Despesas Médicas para o Imposto de Renda?

Para a emissão da Declaração de Gastos com o Iasep para o Imposto de Renda, basta enviar um e-mail para iasepgefa.gefa@gmail.com, anexando a Cédula C do(s) ano(s) desejado(s) e o último contracheque (digitalizados). O documento especifica os gastos por cada pessoa (titular e dependentes). O prazo para envio da declaração é de 7 dias úteis.

 

Como solicito uma Declaração de Dependência para com o titular do plano?

Se você precisa emitir uma Declaração de Dependente no Plano, solicite através do e-mail atendimentocadastroiasep@gmail.com, anexando o requerimento (previamente solicitado pelo mesmo endereço), RG e CPF (do titular e do dependente) e Certidão de Óbito do Titular (se for o caso), todos digitalizados.

 

Como solicito a emissão do meu cartão Iasep (primeira ou segunda via)?

No caso da primeira via, é preciso solicitar a emissão após o primeiro desconto em contracheque, em qualquer representação do Iasep. O cartão não é emitido automaticamente nem é enviado à residência do segurado.

Já para a segunda via, quando ocorre perda, roubo, extravio, danificação ou mudança de nome, para obter a nova via, basta fazer a solicitação diretamente no Iasep (na sede em Belém ou em uma das agências municipais), apresentando CPF do portador do cartão (original) e comprovante de pagamento (original) da taxa de R$ 10,00. Os dados para depósito são:

Banpará

Agência: 0015

Conta: 000 188.059-4

Nome: Instituto de Assistência dos Servidores do Estado do Pará (Iasep)

Valor: R$ 10,00

 

Por que segurados do Plano Iasep têm cotas para exames e consultas?

As cotas são instrumentos de regulação que servem para garantir que o Iasep tenha recursos suficientes para atender mensalmente às necessidades de seus mais de 210 mil segurados. Sem esse tipo de regulação, o Iasep não teria como se sustentar financeiramente e continuar todos esses atendimentos. O sistema de cotas é particularmente relevante para um plano que oferece a possibilidade de inclusão de dependentes que não pagam nada a mais ou que pagam um percentual bem baixo.

 

Que documentos preciso apresentar para solicitar autorização de exames?

Além de RG e cartão do plano, é necessário apresentar a guia de solicitação, assinada, carimbada e com o código do procedimento. Exames de alta complexidade exigem apresentação de exames anteriores para o mesmo problema que está sendo investigado.

 

Que documentos preciso apresentar para solicitar autorização de cirurgia?

Além de RG e cartão do plano, é necessário apresentar a guia de solicitação, assinada, carimbada e com o código do procedimento, e todos os laudos e exames relacionados ao problema a ser tratado.

 

Como solicito o aumento de cotas (cadastro no Programa de Procedimentos Adicionais)?

Caso busque a inclusão no Programa de Procedimentos Adicionais (aumento de cotas), o pedido pode ser realizado presencialmente ou por meio do endereço iasepassistenciasocial@gmail.com, anexando, em versão digitalizada, laudo médico, exame que comprove a doença ou condição, e cartão do plano. O segurado deve também escrever na mensagem seu endereço completo, incluindo o município onde reside e telefone para contato. Após a solicitação, a liberação ocorre no sistema em até 72 horas úteis, se a documentação estiver correta.

Observe que só têm direito ao aumento de cotas segurados com condições especiais, como os que têm doenças crônicas, gestantes, em pré-operatório ou crianças até 12 meses. Saiba mais em http://www.iasep.pa.gov.br/procedimentos-adicionais

 

Fiz uma consulta particular ou no SUS. Posso fazer os exames prescritos nessa consulta pelo Plano Iasep?

Sim. Basta comparecer a uma unidade do órgão para trocar a guia particular ou do SUS por uma guia do Iasep. 

 

Posso fazer portabilidade de outro plano para o Iasep ou do Iasep para outro plano?

Não. O Iasep não é um plano de saúde, e sim um plano de assistência, regulamentado por leis estaduais. Dessa forma, ela não é regido pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e não permite a portabilidade. 

 

O Iasep cobre todos os procedimentos definidos pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS)?

Não. O Iasep não é um plano de saúde, e sim um plano de assistência, regulamentado por leis estaduais. Dessa forma, ela não é regido pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e não tem a obrigatoriedade de seguir o rol de procedimentos estipulados pela ANS. No entanto, costuma a aderir a essa lista.

 

Tenho interesse em me credenciar para atender pelo Iasep. O que devo fazer?

Por sermos um órgão público, nossos credenciamentos são todos realizados via chamada pública. Na região metropolitana, credenciamos apenas pessoas jurídicas e não pessoas físicas. Nossos editais, quando publicados, ficam disponíveis no link http://www.iasep.pa.gov.br/editais-de-credenciamento.

 

No meu município, a rede credenciada não conta com o procedimento que preciso realizar. Se eu fizer particular, serei reembolsado pelo Iasep?

Sim, o segurado tem direito ao ressarcimento. Porém, pela legislação, o reembolso é realizado de acordo com a tabela do Iasep, e não de acordo com o valor efetivamente pago pelo segurado à empresa onde realizou os procedimentos.

Para solicitar o ressarcimento, é necessário dar entrada no Iasep mais próximo, apresentando as notas fiscais dos procedimentos, discriminando seus respectivos valores; recibos; cópias dos resultados dos procedimentos realizados; e as respectivas solicitações médicas para os procedimentos realizados. 

O Iasep só reembolsa procedimentos que estejam dentro do rol de cobertura previsto pelo plano. Se for algo que estiver fora da lista do que o plano cobre, não há direito ao ressarcimento.

 

Como faço para ser atendido em outro Estado?

Não é possível ser atendido pelo Iasep em outro Estado, pois o plano só tem abrangência no Pará.

 

Como solicito a certidão negativa do meu município perante o Iasep?

Para solicitar a certidão negativa para o seu município, é necessário enviar um email para iasepgefa.gefa@gmail.com, com um ofício formalizando a solicitação, além de uma procuração do prefeito autorizando o servidor a fazer este pedido junto ao Iasep.